sábado, 12 de maio de 2012

BASES QUÍMICAS E SUAS COMPATIBILIDADES

AGORA É A VEZ DO HIDRÓXIDO DE SÓDIO (SODA)

Tão temido por diversos cabelereiros o hidróxido de sódio tem como base principal a soda, age nos fios transformando as ligações dissulfídicas de cistina em ligações de lantionina garantindo um melhor resultado para técnicas de alisamentos e defrisagem de cabelos cacheados. Em sua grande maioria não apresentam odor forte ( o que o diferencia do tioglicolato de amônia), e não requerem a neutralização, apenas o uso de um shampoo de PH mais ácido para normalização do PH DOS FIOS.
Geralmente os shampoos usados neste processo apresentam mudança de cor indicando onde há resíduo de produto, permitindo uma lavagem mais exata do local e não permitindo que fique resíduo de produto nos fios.
A classe dos hidróxidos são compatíveis entre si, permitindo a troca de base desde que os fios estejam suadáveis e resistentes.
O hodróxido de sódio tem um PH de mais ou menos 13 e é um produto ALCALINO e tem  um poder caustico que pode provocar irritações e queimaduras no couro cabeludo.
Num passado não muito distante assim como o tioglicolato apresentou uma forma líquida ( para uso em permanente e alisamento) o hidróxido de sódio também era líquido. A aplicação do produto nesta forma era feita com um pente fino e um algodão enroladinho no cabo do pente! O cabelereiro molhava o algodão no liquido alisante e aplicava  nos fios mecha por mecha,  penteava os fios alisando-os e enxaguava. Como se tratava de um produto líquido na maior parte das vezes escorria para o couro cabeludo que queimava e provocava feridas tão grandes que às vezes o cabelo chegava a não nascer na quela região. Com várias mudanças e a anvisa fazendo uma fiscalização taxativa a respeito do produto, sua forma líquida foi sendo banida pelas indústrias, dando lugar a produtos com forma cremosa e "MENOS" agressiva para os fios e couro cabeludo.
Sua eficiência no que diz respeito a alisamento e relaxamento é considerada máxima e de efeito mais duradouro. Se bem aplicada nos fios garante um cabelo liso perfeito e brilhante desde que  sejam bem cuidados.
Não é permitido o uso de procedimentos térmicos neste tipo de produto, evitando-se assim danos na fibra capilar e no couro cabeludo. É ideal que se use um produto acido para complementação da "neutralização"dos fios e "fechamento" das cutículas dos cabelos.
A recomendação de uso deste produto de é trimestral ou seja no período de um ano fazer somente 4 aplicações uma a cada 3 meses, e para mulheres ou homens de cabelos que variam entre o cacheado ao crespíssimo, de estrutura fina a média  já que é desta forma que se apresentam os fios mais cacheados, sempre respeitando o tempo limite de pausa que pode variar entre 7 a 15 minutos no máximo dependendo da estrutura do fio, do grau de cacheamento da fibra e do estado em que ela se encontra.
Por mais que se ache este produto em prateleiras até de mercados, o uso e aplicação deste produto deve ser feita por um PROFISSIONAL, pois só ele vai determinar com exatidão o tempo de pausa e a força adequados ao seu tipo de fio. Não faça a aplicação do produto em casa, pois ele pode provocar queimaduras e irritações no couro cabeludo, além de prejudicar a fibra causando desde um simples ressecamento até ao rompimento das fibras provocando a queda devido a quebra!
PRÓXIMO POST: GUANIDINA ( HIDRÓXIDO DE CALCIO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário