sábado, 12 de maio de 2012

BASES QUÍMICAS E SUAS COMPATIBILIDADES

GUANIDINA OU HIDRÓXIDO DE GUANIDINA

Também pertencente a família dos hidróxidos. Esta possui menos  ou nenhuma lixivia. Como o hidróxido de sódio ela não tem odor e também tem seu PH alcalino em mais ou menos 10 ou 12.
Sua ação se dá através da mistura de dois produtos: O HIDRÓXIDO DE CALCIO E O CARBONATO DE GUANIDINA.
Sua apresentação se faz da seguinte maneira: hidróxido de calcio for,a cremosa, carbonato de guanidina líquido. Esses dois produtos são misturados entre si no momentos da aplicação formando um creme homogênio de textura média e não muito pesada o que facilita sua aplicação. Misturando nas proporções certas a guanidina torna-se mais eficaz para o alisamento e relaxamento dos fios e menos agressiva para o couro cabeludo que o hidróxido de sódio.
A guanidina possui uma molécula maior que torna a aplicação segura, pois age mais lentamente, o que reduz significativamente o desconforto sentido pela cliente na hora da aplicação, tempo de pausa e enxágue. Por ter um PH alcalino também requer shampoo indicador da cor para a total remoção do produto dos fios e couro cabeludo e um produto de PH mais ácido para  para complementar sua neutralização e fechamento de cutículas.
Da mesma forma que o hidróxido de sódio, a guanidina também pode provocar queimaduras e o rompimento dos fios por tanto seu uso também deve ser restrito a PROFISSIONAIS, a manutenção de um cabelo quimicamente modificado pela guanidina deve ser periódico para uma emoliência, maciez e brilho dos fios, já que há relatos de usuárias deste produto que indicam um forte ressecamento da fibra, opacidade dos fios, falta de balanço e até mesmo rompimentos da fibra mesmo com o tempo de pausa sendo respeitado a risca.
Eu prefiro (muito embora não trabalhe com este produto) acreditar que por se tratar de produtos "misturáveis" entre si, que na hora da mistura do hidróxido de calcio com o carbonato de guanidina, as proporções estejam incorretas podendo estar o calcio em muito maior quantidade que o carbonato de guanidina (causando um relaxamentos lento de mais e não eficaz) ou o carbonato de guanidina em quantidade muito maior que o calcio, o que provoca  desconforto, queimação e ardência no couro cabeludo, e se o produto não tiver acompanhamento minuto a minuto nos fios, pode provocar a quebra dos fios.
Este produto tem seu uso restrito para cabelos mechados ou descoloridos devido a fragilidade e sensibilidade da fibra. Porém há a possibilidade de colorir os fios no mesmo momento do relaxamento através da coloração sem amônia (os famosos  tonalizantes) que tem um percentual de cobertura dos fios de até 50 %  além de dar tom diferenciado para os fios.
Da mesma forma que o hidróxido de sódio o uso de aceleração térmica também e proibido para este tipo de química, ela também deve ser aplicada apenas 4 vezes ao ano num espaçamento periódico de 3 em 3 meses e também deve ser aplicado por um PROFISSIONAL.
PRÓXIMO POST:  HIDRÓXIDO DE CALCIO + IMINOUREIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário