domingo, 27 de maio de 2012

CABELOS CAINDO OU COM QUEDA DEVIDO A QUEBRA?... COMO DESCOBRIR???

Esta dúvida ronda a cabeça de muitas pessoas,  principalmente se neste momento a queda está acentuada a cada lavagem ou a cada vez que penteamos nossos cabelos.

Alguns dizem que é normal termos uma perda que pode variar entre 50 e 100 fios por dia...

Isso até pode ser um fato relevante se observarmos que os cabelos tem um ciclo de vida natural. Este ciclo corresponde ao nascimento, crescimento, repouso e "morte" dos fios ( vou falar mais sobre isso).  Mas também devemos salientar que existem fatores que podem contribuir para queda natural dos fios ou para queda devido a quebra, como por exemplo  a caspa e a seborréia: elas obstruem o bulbo capilar impedindo que o mesmo tenha oxigenação, diminuindo o fluxo sanguineo de determinado folículo impedindo que se passe os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos fios.  À um grau mais elevado de caspa ou seborréia pode ser que aquele bulbo "entupa" não conseguindo mais que os fios "fiquem" nele e o resultado pode ser queda, mas com controle, combate e prevenção podemos reverter este quadro e devolver saúde ao bulbo permitindo que ele retome suas funções com regularidade.

Já para queda devido a quebra a observância de fatores de agressão externas devem ter atenção especial. Casos de pessoas que aplicam produtos químicos de alisamento e relaxamento por conta própria sem a observância do tempo de pausa correto, o uso abusivo de secadores, pranchas, baby lises etc. Pessoas que tem o hábito de prender seus fios anida molhados em rabos de cavalo ou coques podem colaborar e muito para queda devido a quebra!

Mas vamos começar "pelo começo" para entendermos melhor...

Todo cabelo tem seu ciclo de vida natural ( nasce, cresce, repousa e morre)

(1)

  ANÁGENA:  Fase em que os fios nascem e crescem. É uma fase variável de folículo para folículo e de pessoa para pessoa. Mas pode durar entre 3 e 5 anos.

CATÁGENA: Os cabelos não crescem mais, e há uma " degeneração" do folículo piloso.

TELÓGENA: Onde os capelos "repousam" permanecendo no folículo.

EXÓGENA: Onde os cabelos caem. Acontece um período de repouso do bulbo de tempo variável ( 2 a 5 meses) e depois inicia-se um novo ciclo de reprodução capilar.

(1) fonte da imagem: LA ROCHE POSAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário